A floresta tropical

Dois jovens orangotangos brincando com um ramo Orangotangos ainda vivem somente nas florestas tropicais em Sumatra e Bornéu

Um oceano verde de fetos, musgos, trepadeiras, orquídeas e gigantes da selva. Dendrobates de cores chocantes, aves de paraíso, raflésias odorosas, preguiças e quatis - e milhões de espécies de insetos. O "pulmão verde" do globo é uma maravilha. Aqui você pode saber mais sobre o ecossistema com a maior biodiversidade do nosso planeta, as comunidades sofisticadas de sobrevivência entre animais e plantas e os perigos do desmatamento.

A floresta tropical circunda a terra como um cinto perene à volta do equador. Na Amazônia, na Bacia do Congo e no Sudeste Asiático crescem as maiores áreas coerentes de floresta tropical do mundo. Intensa luz solar, temperaturas altas e no mínimo 2 mil litros de chuva por metro quadrado por ano geram ali a maior biodiversidade do planeta.

Porém, as florestas tropicais continuam a ser destruídas - por exemplo pela indústria madeireira e por empresas de produção de óleo de palma e soja ou atividades extrativas. Mais da metade das florestas tropicais já foi abatida, vastas áreas foram danadas gravemente ou partidas em muitas ilhas pequenas de floresta. Cada um dos gigantes da floresta é o habitat de centenas de espécies animais e vegetais. Com cada árvore cortada estes habitantes morrem também. Qualquer intervenção incomoda o equilíbrio na convivência entre plantas e animais.

Apesar de todas as promessas e dos esforços, a velocidade da destruição da floresta tropical não diminuiu. Cada ano aproximadamente 10,4 milhões de hectares de floresta tropical desaparecem, 6,3 milhões destes sendo floresta primária.

Saibam mais através das nossas perguntas e respostas.

Ações recentes ao assunto

A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Vista aérea de buracos profundos, em parte preenchidos com água, e entre eles bastante gente. O coltan é uma das matérias-primas em jogo, quando se trata de conflitos violentos no Congo (© MONUSCO/Sylvain Liechti/CC BY-SA 2.0)

39.789 participantes

Exploração de recursos minerais e florestas impulsiona violência

A violência no Congo-Kinshasa é chocante. Além de catástrofe humanitária, ela é uma catástrofe para a natureza, pois uma de suas forças motrizes é a exploração dos recursos minerais e das florestas. Quem exerce um papel importante nisso é a Ruanda. A UE, em consequência, precisa rescindir a parceria relativa a minerais críticos.

Mais informações

Para: Instituições da UE e Governos dos Estados-Membros

“A Ruanda é corresponsável pela violência e destruição ambiental no Congo-Kinshasa. A EU tem de agir e denunciar a parceria sobre minerais críticos.”

Abrir a petição

Inscreva-se agora para receber nossa newsletter

Continue informada/o e alerta para proteger a floresta tropical: receba nossa newsletter!