Alumínio
Da tampa de iogurte à lata de bebidas ao desodorante – no nosso dia a dia, o alumínio desempenha um papel mais importante do que pensamos. Porém, para produzir alumínio, cada vez mais floresta tropical está sendo destruída, dado que 90 por cento da matéria-prima bauxita encontram-se em áreas tropicais.
A indústria adora o alumínio: por ser muito leve, é utilizado muito na construção de carros e aviões. No supermercado encontra-se na forma de milhares de embalagens diferentes. Mas o uso excessivo de alumínio está virando uma ameaça severa para as florestas tropicais deste planeta.
Para a extração da matéria-prima bauxita destroem-se as matas virgens nos trópicos. Durante o processamento forma-se a tóxica lama vermelha que contamina as águas e pode tornar-se em uma ameaça letal para a flora e fauna. Além disso, enormes quantidades de energia são necessárias para a transformação industrial. Para isso, grandes barragens são construídas e ainda mais floresta tropical é destruída. Povos indígenas perdem a terra natal deles. O clima global aquece-se.
Leia mais sobre alumínio nas nossas perguntas e respostas.
A sua assinatura pode ajudar a proteger as florestas tropicais! As nossas petições on-line viram-se contra projetos desastrosos e chamam os responsáveis pelos nomes. Juntos somos mais fortes!

Alumínio: O que é lucro na Alemanha, na Guiné, é prejuízo
O alumínio é matéria-prima crucial para a indústria automobilística alemã, geração de energia e para as embalagens. No entanto, na exploração da bauxita na mina de Sangaredi, na Guiné, direitos humanos vêm sendo feridos e o meio-ambiente destruído. E isso é financiado por garantias de crédito alemãs.
Mais informaçõesPara: Ministério da Economia e da Proteção do Clima (Governo Federal da Alemanha)
“Proteção dos direitos humanos na promoção da economia externa”