Última salvação para a preguiça-anã

Uma preguiça mordisca uma folha Pacíficas, lentas e desamparadas: preguiças são uma presa fácil (foto: Christian Mehlführer (CC BY 2.5)) (© Christian Mehlführer (CC BY 2.5))
148.930 participantes

Poucas criaturas são mais pacíficas do que a preguiça-anã. Com a metade do tamanho de um gato doméstico, os lentos animais são vítimas de caçadores. Por isso, estão entre os mamíferos mais ameaçados do mundo. Peçam às autoridades do Panamá que finalmente protejam a preguiça-anã!

Apelo

Para: Mirei Endara Heras, diretora da Agência Nacional do Ambiente do Panamá

“No Panamá, a preguiça-anã está ameaçada de extinção. A Agência Nacional do Ambiente pode salvá-la.”

Abrir a petição

A ilha do Caribe minúscula e desabitada de Escudo de Veraguas é a terra natal da desamparada preguiça-anã (Bradypus pygmaeus). A espécie está ameaçada de extinção, porque o habitat dela está sendo destruído. Além disso, pescadores que vão do continente à ilha regularmente caçam os animais. A população diminuiu de cerca de 500 animais no ano de 2001 para somente 70 indivíduos em 2012. Dois ou três períodos de caça mais serão suficientes para extinguir a preguiça-anã completamente.

Nos últimos anos houve várias tentativas de parar a caça. Para isso, os caciques dos indígenas Ngäbe-Buglé, em cujo território fica a ilha, colaboraram com organizações ambientalistas para informar as pessoas sobre a importância da conservação desta espécie. Ainda que os navios-patrulha e a formação dos guardas-florestais foram pagos com doações, a proteção das preguiças de caçadores furtivos não avançou.

A diretora da Agência Nacional do Ambiente do Panamá (ANAM) Mirei Endara Heras poderia desempenhar um papel de liderança na coordenação dos atores locais e internacionais que querem salvar a preguiça-anã. Portanto, exijam dela que proteja finalmente os animais maravilhosos. Não podemos assistir indiferentes ao desaparecimento destas criaturas.

Carta

Para: Mirei Endara Heras, diretora da Agência Nacional do Ambiente do Panamá

Prezada Senhora Mirei Endara Heras,

estou muito preocupado com o fato de a população das preguiças-anã em Escudo de Veraguas estar caindo a pique. Esta pequena ilha ao largo da costa de seu país é o único lugar do mundo onde esta rara espécie vive. A caça furtiva por pescadores locais poderia ser facilmente inibida se a Agência Nacional do Ambiente ANAM assumisse um papel de liderança nas iniciativas de proteção.

Como cidadão do mundo e amigo de animais, eu peço-lhe que proteja as preguiças-anã (Bradypus pygmaeus) da extinção. Milhões de amigos de animais de todo o mundo não querem ver como as preguiças sejam exterminadas por causa de sua inação.

Portanto, use os médios disponíveis juntamente com os atores locais e internacionais para pôr em prática o programa promissor de guardas-florestais. Também tome em consideração os interesses e conhecimentos dos indígenas Ngäbe-Buglé, em cujo território fica Escudo de Veraguas. Faça com que um número suficiente de guardas-florestais possa proteger finalmente as preguiças dos caçadores.

Não espere até que as últimas destas raras criaturas dignas de proteção desapareçam para sempre.

Com os melhores cumprimentos,

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!