Petição terminada
Será que a IKEA vai dar uma luz? Pare de vender velas de óleo de palma
As velas da IKEA estão praticamente em todas as casas, pois tem um preço bastante em conta. Mas o baixo preço tem uma razão: para poder vender velas a preços baixos, IKEA usa o barato óleo de palma na produção das velas. A companhia sabe das conseqüências negativas do uso de óleo de palma para a floresta tropical, mas mesmo assim consome sozinha 32.000 toneladas de óleo de palma por ano, somente para produzir velas. Peça para que a companhia IKEA retire as velas feitas de óleo de palma de venda.
A companhia IKEA, com suas 267 lojas de móveis em 26 países e movimentação anual de mais de 21.5 bilhões de euros, é bastante representativa neste ramo. A Alemanha tem mais de 45 lojas de móveis e é o mercado mais importante da companhia. A receita do sucesso do IKEA é baseada em um estrito cálculo de preço e custos. A variedade dos produtos comercializados pela empresa não se restringe somente à móveis e mobília, mas também acessórios tais como velas. Entre as principais substâncias das velas comercializadas pela IKEA estão especialmente, além da parafina, a cera vegetal e a estearina. Por trás destes dois termos se esconde geralmente o óleo de palma ou azeite de dendê, que atualmente é aproximadamente 250 euros por tonelada mais barato do que a parafina e torna assim possível os preços tão baixos das velas comercializadas nas lojas IKEA. A companhia IKEA usa por ano 32.000 toneladas de óleo de palma em sua produção da velas, e para outros produtos são usados mais 8.000 toneladas do mesmo óleo. A maioria do óleo de palma utilizado pela empresa vem da Malásia e de Indonésia. A companhia IKEA é consciente da problemática do óleo de palma, já que diante do questionamento da Rettet den Regenwald (Salve a Floresta – Alemanha) admitiu que não se pode garantir a sustentabilidade do óleo de palma. Meso assim, infelizmente o IKEA (ainda) não tomou a atitude de excluir o óleo de palma como matéria prima. IKEA afirma pertencer a sociedade “ Mesa redonda da sustentabilidade do óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil, RSPO)“ Mas o RSPO é pura certificação fraudulenta, que não garante nem proteção ambiental e nem padrões sociais. Isto já foi denunciado várias vezes por organizações sociais e ambientais, e também pela Salve a Floresta: Agroindustria pretende “maquillar” de verde el negocio de la palma aceitera y Las plantaciones de palma aceitera no serán nunca sostenibles. Devido a sua posição no mercado, a companhia IKEA tem a possibilidade de dar um importante sinal contra o uso do óleo de palma. Não há nenhuma razão para se prender ao óleo de palma. Mas até agora parece não existir nenhuma consciência mais profunda do problema por parte da empresa. O conhecimento das conseqüências que o uso do óleo de palma traz para as áreas de cultivo, não fez com que a companhia IKEA tomasse alguma atitude até agora. Peça para a companhia IKEA, através de sua assinatura, que retire as velas feitas de óleo de palma da venda. “Salve a Floresta -Rettet den Regenwald“ entregará a carta junto com todas as assinaturas no final da ação para a IKEA Ibérica. Naturalmente você também pode contatar pessoalmente o diretor geral Sr. Peter Betzel da IKEA Ibérica:prsp@memo.ikea.com ou peter.betzel@memo.ikea.com
IKEA Ibérica
Sr. Peter Betzel, Diretor Geral
Plaza del Comercio 1
28700 San Sebantián de los Reyes
Madrid
Prezado Sr. Peter Betzel,
Eu soube que a companhia IKEA vende grandes quantidades de velas, cuja matéria prima principal é o óleo de palma. Por ano a companhia IKEA usa sozinha 32.000 toneladas de óleo de palma para este fim.
A princípio é muito bem-vindo, que a companhia IKEA converta a sua produção de vela para matérias primas renováveis. Mas infelizmente o cultivo de muitas destas matérias primas é umas questão problemática. Outros óleos e gorduras vegetais como o Coco e a Soja também apresentam problemas parecidos com o do cultivo do óleo de palma e não representam portanto uma alternativa.
Para viabilizar as enormes plantações de óleo de palma, florestas tropicais são derrubadas, áreas de pântanos secam, a biodiversidade é exterminada e as pessoas que lá vivem tem sua terra e meio de vida destruídos. Além de contribuir para o aquecimento global através da liberação substancial do carbono. O emprego do óleo de palma e a venda dos produtos feitos de óleo de palma carecem consequentemente de qualquer sustentabilidade.
Em sua brochura „ Atitude responsável” para a sociedade e o meio ambiente esta escrito: “ Preços baixos – mas não a qualquer custo“. Eu peço que você não imprima somente tais demandas, mas que também as coloque em prática. O óleo de palma é mais barato do que outras matérias primas, mas também é muito mais prejudicial para as pessoas, o clima e o meio ambiente.
Neste contexto, o selo industrial “ Mesa redonda da sustentabilidade do óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil, RSPO)“ do qual a companhia IKEA é membro, não é uma solução. O selo não dispõe de padrões suficientes para a proteção da população, do meio ambiente e do clima frente às conseqüências fatais da expansão do cultivo do óleo de palma nas florestas tropicais. Muitas companhias fazem uso desta sociedade com o RSPO para provar que é “amigo do meio ambiente” e continuam derrubando florestas tropicais para viabilizar suas plantações de óleo de palma. Mais informações a respeito estão disponíveis no Regenwald Report 4-2008: http://www.regenwald.org/regenwaldreport.php?artid=268
Portanto, por favor, venda somente velas, que tornam justas a nossa responsabilidade com a floresta tropical. E favor cancelar o uso do óleo de palma em todos os seus produtos no futuro.
Atenciosamente,