Bancos continuam a financiar petróleo e gás natural com bilhões

Chama de gás na Amazônia equatoriana Imagem simbólica: Também na Amazônia está sendo explorado petróleo e queimado gás natural (© GeaPhotowords)

15 de mai. de 2024

Os 60 maiores bancos do mundo já investiram, desde o Acordo de Paris sobre o clima, 6,9 trilhões de dólares em petróleo, gás natural e carvão. Só em 2023 foram 705 bilhões de dólares. Bancos alemães - como o Deutsche Bank e o DZ Bank - também estão pondo lenha na fogueira da crise do clima, especialmente na Amazônia.

Segundo o estudo “Banking on Climate Chaos“ os maiores financiadores da crise climática, no ano de 2023, foram os seguintes bancos: US-Bank JPMorgan Chase, o banco japonês Mizuho Financial e o Bank of America. Ademais, também estão fortemente representados bancos da China e do Canadá.

589 organizações de 69 países apoiaram o Relatório “Banking on Climate Chaos“, dentre elas, a “Salve a Floresta”. Responsável foi, dentre tantas outras, a Urgewald.

A participação do Deutsche Bank entre 2016 e 2023 foi de 132 bilhões de dólares americanos nos negócios de energias fósseis, ocupando, assim, o lugar 22 de um total de 60 bancos. Em 2023, o Deutsche Bank, sozinho, investiu 13 bilhões de dólares no setor. 

Na exploração de petróleo na Amazônia, o Deutsche Bank, envolvido com um financiamento de 118 USD, está ocupando o 13º lugar. E como em 2023 o Deutsche Bank investiu a fenomenal quantia de 104 bilhões de dólares americanos, ele subiu rapidamente para a quarta posição. Sobretudo a firma Petroperu foi agraciada com um crédito de 99 milhões de euros.

No boom do fracking, o Deutsche Bank está participando com 8,67 bilhões de dólares. No gás liquefeito foram 75 bilhões de dólares.

Em 2023, somente dois bancos na Europa tiveram uma importância maior do que o Deutsche Bank, a saber:  o Barclays (Grã-Bretanha) e o Santander (Espanha).

O DZ Bank está expandindo os negócios com o gás natural

O DZ Bank (Volksbanken) é o segundo banco alemão que consta nos Top 60. Entre 2016 e 2023, ele se envolveu em negócios relativos a combustíveis fósseis com uma participação de 12,36 milhões de dólares, ocupando o lugar 57. E preocupante é o seguinte: O DZ Bank, conforme a análise, em vez de se retirar do setor, vem investindo a cada ano cada vez mais nele.

Pode encontrar dados detalhados clicando aqui e filtrando por bancos, seus clientes e setores.

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!