Ecologistas ao presidente equatoriano Correa: Salve a Floresta!
20 de abr. de 2013
Prezado Senhor Presidente, as verdadeiras riquezas da região de Intag valem muito mais do que o cobre! Com cartazes, tendas de informação e grupos musicais a associação Intag e.V. e o grupo regional de Salve a Selva em Berlim saudaram o Presidente Rafael Correa na Universidade Técnica de Berlim
O presidente tinha vindo para fazer um discurso sobre o desenvolvimento social de seu país. Mas nós também tínhamos algo para dizer-lhe, isto é, no painel de debate a seguir. Duas filas de defensores do ambiente levantaram-se vestidos de camisas dizendo “Viva Intag” e seguraram no ar um número: 61.431.
Tantas pessoas de todo o mundo têm apoiado nossa ação contra a prevista exploração de cobre nas florestas de montanha de Intag. O governo equatoriano juntou-se com a empresa estatal chilena de cobre Codelco, o Número Um no mundo, para extrair o minério de cobre que fica debaixo das montanhas de Toisán. Não somente as florestas de montanha com sua única flora e fauna mas também os moradores teriam que recuar para isso.
Correa remeteu para os argumentos conhecidos de que as pessoas no Equador queiram novas estradas e que os protestos sejam infantis. Mas não deu para convencer. Já antes o grupo regional de Salve a Floresta em Berlim se tinha encontrado com o ministro estratégico Poveda para uma conversa e a entrega das assinaturas.
Salve a Floresta também apóia um projeto de compra de floresta em Intag – ajudem-nos com uma doação!
Fotos
Fotos: Chiussi/Agentur StandArt, Mathias Hohman, Andreas Postrach e Christine Denck
Da esquerda para a direita e de cima para baixo:
1.-3. O grupo de ativistas de Intag e.V. e Salve a Floresta na Universidade Técnica de Berlim e no auditório
4. Presidente Correa chama os manifestantes de “infantis”.
5.-6. Entrega das 61.431 assinaturas ao ministro estratégico Poveda e conversa com a delegação do ministro
7.-8. Grupo musical para a recepção do presidente e tenda de informação em frente da entrada principal da Universidade Técnica de Berlim
Imprensa internacional (tudo em espanhol):