Equador: Mais árvores alimentando animais silvestres ameaçados

Macaco-aranha em uma árvore Os macacos-aranha alimentam-se de frutas e são importantes para a dispersão de sementes (© amaZOOnico)

6 de mai. de 2024

Os nossos parceiros da estação de animais silvestres AmaZOOnico, no Equador, estão plantando árvores para animais ameaçados, tendo documentado a ação com um vídeo curto - e muito bom. Eles também enviam agradecimentos para a “Salve a Floresta”, já que nós apoiamos o projeto com as doações que recebemos. Mas veja com seus próprios olhos...

A AmaZOOnico, nossa organização-parceira na floresta equatoriana, acolhe animais silvestres apreendidos e libertados pelas autoridades por serem provenientes de comércio ou criação ilegal. Frequentemente, esses animais encontram-se em péssimo estado de saúde, precisando de tratamento e cuidados para sarar. Sempre que possível, os animais são preparados para a reintegração à natureza.

No mais das vezes, os animais são libertados na área florestal de proteção da própria organização, chamada “Selva Viva”, na qual está situada a estação protetora AmaZOOnico. Boa parte da área florestal de 1750 hectares foi usada, antigamente, para a agricultura e depois foi abandonada. Nesse meio-tempo, a floresta ressurgiu, tendo sido ocupada pela vegetação secundária. No entanto, para que seja regenerada a biodiversidade original, ainda será necessário que muitos anos passem.

Por isso, os nossos parceiros da AmaZOOnico resolveram “dar um pequeno impulso” nessa tarefa, por meio de um programa de reflorestamento, a longo prazo, nas áreas de florestas degradadas. “Salve a Floresta” co-financia o projeto por dinheiro de doações. Além disso, a AmaZOOnico ainda coletou milhares de sementes das árvores frutíferas da floresta. Isso é muito importante para manter a diversidade genética das árvores.

Em seu próprio viveiro de árvores, que a AmaZOOnico instalou perto da estação, as sementes foram semeadas e cultivadas. Agora, os funcionários - inclusive com a ajuda de voluntárias e voluntários - estão levando as mudas germinadas para a floresta equatorial, plantando-as lá.

“Com um pouco de sorte e bastante trabalho duro, em alguns anos, elas terão se desenvolvido em opulento acervo de árvores frutíferas para a alimentação dos animais, cujos frutos e sementes constituem a refeição predileta de uma série de espécies”, diz a bióloga Sandra Almeyda.

No areal de floresta equatorial vivem muitos dos animais reabilitados e reintegrados à natureza pela AmaZOOnico, os quais, certamente, serão beneficiados com um cardápio melhorado para a sua nutrição diária. Isso, por sua vez, também é um benefício para a floresta tropical:

“Populações saudáveis de animais silvestres também precisam de florestas tropicais saudáveis - e vice-versa”, declara o biólogo Scott Ford.

Os animais vão dispersando as sementes das frutas que comeram na floresta, fazendo-o por meio das fezes que depositam em um lugar mais longe - juntamente com outras substâncias valiosas para as mudas de árvore que estão a germinar. Assim é que os animais regeneram a floresta tropical, ajudando as árvores a se estabelecerem em lugares mais distantes.

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!