-Bitte Übersetzen-

Apelo

Para: Presidente da República Democrática do Congo, Representantes da ONU e da UE

“O leste do Congo está precisando de segurança e paz. Senão, a garantia dos direitos humanos e a proteção da natureza vão permanecer ilusórias.”

Abrir a petição

Carta

Para: Presidente da República Democrática do Congo, Representantes da ONU e da UE

Exmo. Sr. Presidente,

Exmas. Sras. e Sres.,

Já faz 30 anos que o povo da República Democrática do Congo, especialmente o povo do leste, está sofrendo as agruras de uma terrível violência. A violência parte dos grupos rebeldes e das milícias, que cometem chacinas contra a população, bem como estupros, saques e incêndios criminosos.

O povo local sofre, ainda por cima, com a exploração e o contrabando dos chamados “minerais de sangue”, por meio do qual grupos armados vão enriquecendo e levando lucro para grandes empresas globais.

Organizações de direitos humanos estão sempre a reclamar mais fortemente do “genocusto”, isto é, a exploração econômica baseada no genocídio. Este vem se agravando, especialmente depois de países ricos da Europa e da América do Norte terem decidido explorar uma “economia verde”, o que provocou um boom de determinadas matérias-primas minerais, tais como o coltano, o cobre e o ouro. Numerosas aldeias já foram roubadas, ao virar alvo de medidas de proteção ao clima equivocadas, como os créditos de carbono. Também este tipo de exploração está se expandindo.

Por causa dessa infinita espiral de guerra, violência e exploração, as pessoas estão vivendo na pobreza, a economia está arruinada, a segurança alimentar está em perigo, o sistema de educação está alquebrado e a assistência médica está extremamente ruim.

Os homens, as mulheres e as crianças da República Democrática do Congo estão com muita saudade da paz, para poderem viver uma vida em segurança e sem miséria.

Por favor, façam que os seguintes objetivos se tornem vossas prioridades número 1, a saber: que os criminosos tenham de prestar contas dos crimes que cometeram, e que a população empobrecida possa compartilhar das riquezas naturais de seu país.

Sem segurança e sem paz, a garantia de respeito aos direitos humanos e a proteção a natureza são pura ilusão.

Saudações cordiais

Esta petição está disponível, ainda, nas seguintes línguas:

48.951 participantes

Ajude-nos a atingir 50.000:

Atividades recentes

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!